Exames
Diagnóstico do Sono
Os exames são feitos por Polissonígrafos Philips Alice5, num total de 19 leitos. O acompanhamento é feito por técnicos e fisioterapeutas com certificado em polissonografia e exames com CPAP ou BIPAP. Equipe médica e de enfermagem, de plantão, para dar suporte ao paciente.
Polissonografia
O paciente que apresenta sintomas clínicos como (ronco, sonolência diurna, etc) deve realizar um estudo do sono através da polissonografia. A polissonografia é o exame de escolha no diagnóstico da apneia obstrutiva do sono e consiste no registro das variáveis fisiológicas durante o sono como a atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, tônus muscular, fluxo de ar oral e nasal, esforço respiratório, movimentos de pernas, oxigenação do sangue (oximetria). Este exame além de diagnosticar irá determinar a gravidade da patologia. A polissonografia irá determinar se seu sono é reparador, analisando a quantidade de sono profundo ou se apresenta despertares fragmentando o sono. O exame identificara parâmetros respiratórios como a intensidade do fluxo de ar nasal e bucal , registrando se há diminuição e/ou interrupção no fluxo (paradas respiratórias), registrando o movimento de tórax e abdome, registro de ronco, se este é de forte intensidade ou intermitente, quantidade de oxigênio no sangue através de sensores digitais totalmente não invasivos e controle movimentos de tórax, abdômen e pernas.
O CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) ou BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) são formas que o seu médico pode escolher como tratamento, sendo assim, você deverá realizar um novo exame de polissonografia com o uso destes aparelhos para identificar a pressão do CPAP a ser usada pelo paciente em casa.
Para seu conforto, o Sono Paulista disponibiliza equipamentos de polissonografia para uso domiciliar PDx Alice Philips.
O Alice PDx é um dispositivo de diagnósticos portátil para triagem, acompanhamento e diagnóstico de distúrbios cardiorrespiratórios do sono a ser usado em laboratórios do sono, consultórios médicos e provedores de cuidados domiciliares.
Agendamento de Exames
Como funciona?
O paciente liga e agenda o exame de polissonografia.
No momento do atendimento é verificado o pedido médico, qual tipo de polissonografia está sendo solicitada, a data do pedido e o convênio do paciente.
Feita a autorização do convênio para a realização exame, é informado ao pacientes as orientações de preparo.
Uma vez que a presença do paciente esteja confirmada e a autorização seja enviada para a recepção, uma mensagem é enviada reforçando o exame, data e horário que está agendado.
> Cabelos limpos e secos – sem creme, condicionador ou gel.
> Barba feita ou aparada
> Paciente deverá vir alimentado.
> Manter a medicação habitual.Caso o paciente faça uso continuo de medicação para dormir, o mesmo deverá trazer a sua medicação.
> A manhã seguinte ao exame, o mesmo deverá lavar a cabeça
> Não poderá vir de esmalte escuro ou cintilante.
> Roupa confortável parar dormir, não poderá dormir de roupa íntima (calcinha, sutiã ou cueca), o pijama não poderá ser de cetim ou seda.
> Pacientes acima de 65 anos vir com acompanhante (menor de 18, maior de 75, deficiente físico ou neurológico deverá trazer acompanhante ou não fará o exame).
> Paciente menor de 65 anos não poderá ficar com acompanhate ( salvo quando tiver algum tipo de deficiência física ou neurológica).
> Término do exame a partir das 5h da manhã.
O Hospital Paulista disponibiliza objetos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, escova de dentes, pasta de dente, etc).
Para maior conforto, o paciente poderá trazer o seu próprio travesseiro.
> Barba feita ou aparada
> Paciente deverá trazer roupa confortável para dormir
> Se vier de carro deverá trazer acompanhante para dirigir ou deverá ir embora de táxi (não poderá ir embora de motocicleta ou transporte público )
> Não poderá vir com esmalte escuro ou cintilante
> Não manusear o equipamento. Este só poderá ser retirado no hospital pelo técnico responsável.